Perguntas Frequentes
Para aceder aos formulários de candidatura deverá criar um registo na plataforma de candidaturas, introduzindo o nome de utilizador, contacto de telefone, e-mail e criação de uma password. Após o registo, receberá um e-mail para confirmação da conta (caso não o receba dentro de alguns minutos, por favor confirme a sua caixa de Spam). Assim que confirme o registo da conta, poderá aceder à plataforma e iniciar o processo de candidatura.
Para submeter uma candidatura deverá primeiro criar a entidade com a qual pretende efetuar a candidatura. Depois terá de selecionar uma categoria e preencher os campos seguintes.
Poderá gravar a qualquer altura a sua candidatura. No final do seu preenchimento, deverá selecionar o botão "Gravar” e a candidatura ficará guardada. Mais tarde poderá dar continuidade ao processo de submissão da candidatura.
As categorias a concurso ao Prémio Nacional de Turismo são: Turismo Autêntico, Turismo Azul, Turismo Comunitário, Turismo Inclusivo e Turismo Gastronómico.
O Júri irá ainda nomear uma personalidade pelo seu importante contributo para o setor do turismo, mas não existe qualquer candidatura a esta categoria.
No site www.premionacionalturismo.pt poderão ser consultados mais detalhes sobre as cinco categorias a concurso.
As candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo 2025 terminam no dia 31 de maio de 2025.
Para mais informações sugere-se a leitura do disponível em www.premionacionalturismo.pt.
Todas as entidades com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos, de forma individual ou em parceria.
Pertencentes a qualquer setor de atividade.
Que, à data de apresentação da candidatura, e em todos os momentos do Prémio:
- Não apresentem incidentes ou incumprimentos junto do sistema financeiro (Central de Riscos de Crédito do Banco de Portugal); e
- Tenham a sua situação regularizada junto da Administração Fiscal (AT) e da Segurança Social (SS).
Consideram-se excluídas de participação no Prémio as entidades que, à data de apresentação da candidatura:
- Não cumpram os requisitos necessários;
- Não preencham corretamente o formulário de apresentação da candidatura; e
- Tenham sido vencedores de edições anteriores do Prémio Nacional de Turismo, e que sejam candidatas ou nomeadas à presente edição, na mesma categoria, e com o mesmo projeto.
Às categorias por candidatura são elegíveis os projetos:
- Que se situem em território nacional;
- Que tenham como foco principal os turistas (nacionais e/ou internacionais).
- Com início (entrada em funcionamento/ conclusão de remodelação / nova abordagem) entre 01 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2024.
Notas:
- No caso de projetos relativos a eventos recorrentes (por exemplo: festivais, concertos, encontros, entre outros) devem ser considerados os elementos/indicadores da última edição concretizada.
- Para os projetos que consideram uma renovação, reformulação ou nova abordagem ao projeto, os elementos/indicadores apresentados devem fazer referência apenas ao período após essa ocorrência.
- É possível a candidatura do mesmo projeto a mais do que uma das categorias por candidatura.
Não. Qualquer entidade poderá candidatar-se ao Prémio Nacional de Turismo 2025, independentemente de ser ou não Cliente BPI.
Para conhecer todos os critérios de elegibilidade ao Prémio Nacional de Turismo, sugere-se a leitura do , disponível em www.premionacionalturismo.pt.Sim, desde que seja a outra categoria ou com outro projeto, diferente do projeto vencedor.
Os projetos que não tenham sido vencedores podem voltar a candidatar-se (na mesma ou noutra categoria), desde que cumpram os requisitos previstos no do Prémio e formalizem integralmente um novo formulário de candidatura.Para saber como valorizar a sua candidatura, poderá consultar a monofolha e o , onde estão descritos os principais objetivos de cada categoria e os principais critérios de avaliação.
Os prémios a atribuir aos vencedores de cada uma das Categorias a concurso (Turismo Autêntico, Turismo Azul, Turismo Comunitário, Turismo Inclusivo e Turismo Gastronómico) são os seguintes:
- vídeo de 2 minutos sobre a empresa/projeto, legendado em inglês, para divulgação nos canais Impresa e BPI e para utilização pela empresa vencedora;
- sticker físico e digital do Prémio Nacional de Turismo;
- referência no guia Boa Cama Boa Mesa do ano seguinte como vencedor do Prémio Nacional de Turismo (este prémio é exclusivo para as empresas e projetos que se enquadrem nos setores de Alojamento e Restauração);
- destaque nos meios Impresa sobre as empresas e projetos vencedores.
Aos finalistas é entregue um sticker digital do Prémio Nacional de Turismo e assegurada a divulgação dos projetos nos canais BPI e Impresa.