Perguntas Frequentes

1. Como posso candidatar o meu projeto?

Para aceder aos formulários de candidatura deverá criar um registo na plataforma de candidaturas, introduzindo o nome de utilizador, contacto de telefone, e-mail e criação de uma password. Após o registo, receberá um e-mail para confirmação da conta (caso não o receba dentro de alguns minutos, por favor confirme a sua caixa de Spam). Assim que confirme o registo da conta, poderá aceder à plataforma e iniciar o processo de candidatura.

Para submeter uma candidatura deverá primeiro criar a entidade com a qual pretende efetuar a candidatura. Depois terá de selecionar uma categoria e preencher os campos seguintes.

Poderá gravar a qualquer altura a sua candidatura. No final do seu preenchimento, deverá selecionar o botão "Gravar” e a candidatura ficará guardada. Mais tarde poderá dar continuidade ao processo de submissão da candidatura.


2. Quais são as categorias a concurso?

As categorias a concurso ao Prémio Nacional de Turismo são: Turismo Autêntico, Turismo Azul, Turismo Comunitário, Turismo Inclusivo e Turismo Gastronómico.

O Júri irá ainda nomear uma personalidade pelo seu importante contributo para o setor do turismo, mas não existe qualquer candidatura a esta categoria.

No site www.premionacionalturismo.pt poderão ser consultados mais detalhes sobre as cinco categorias a concurso.

3. Até quando posso submeter uma candidatura?

As candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo 2025 terminam no dia 31 de maio de 2025.

Para mais informações sugere-se a leitura do disponível em www.premionacionalturismo.pt.

4. Que entidades se podem candidatar ao Prémio Nacional de Turismo?

 Todas as entidades com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos, de forma individual ou em parceria.

 Pertencentes a qualquer setor de atividade.

 Que, à data de apresentação da candidatura, e em todos os momentos do Prémio:

  •  Não apresentem incidentes ou incumprimentos junto do sistema financeiro (Central de Riscos de Crédito do Banco de Portugal); e
  •  Tenham a sua situação regularizada junto da Administração Fiscal (AT) e da Segurança Social (SS).

 

Consideram-se excluídas de participação no Prémio as entidades que, à data de apresentação da candidatura:

  • Não cumpram os requisitos necessários;
  • Não preencham corretamente o formulário de apresentação da candidatura; e
  • Tenham sido vencedores de edições anteriores do Prémio Nacional de Turismo, e que sejam candidatas ou nomeadas à presente edição, na mesma categoria, e com o mesmo projeto.


5. Quais os projetos elegíveis?

Às categorias por candidatura são elegíveis os projetos:

  • Que se situem em território nacional;
  • Que tenham como foco principal os turistas (nacionais e/ou internacionais).
  • Com início (entrada em funcionamento/ conclusão de remodelação / nova abordagem) entre 01 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2024.

Notas:

  • No caso de projetos relativos a eventos recorrentes (por exemplo: festivais, concertos, encontros, entre outros) devem ser considerados os elementos/indicadores da última edição concretizada.
  • Para os projetos que consideram uma renovação, reformulação ou nova abordagem ao projeto, os elementos/indicadores apresentados devem fazer referência apenas ao período após essa ocorrência.
  • É possível a candidatura do mesmo projeto a mais do que uma das categorias por candidatura.

 



6. Tenho de ser Cliente BPI para poder candidatar o meu projeto?

Não. Qualquer entidade poderá candidatar-se ao Prémio Nacional de Turismo 2025, independentemente de ser ou não Cliente BPI.

Para conhecer todos os critérios de elegibilidade ao Prémio Nacional de Turismo, sugere-se a leitura do , disponível em www.premionacionalturismo.pt.
7. Fui um dos vencedores numa das edições passadas do Prémio Nacional de Turismo. Posso concorrer novamente?

Sim, desde que seja a outra categoria ou com outro projeto, diferente do projeto vencedor.

Os projetos que não tenham sido vencedores podem voltar a candidatar-se (na mesma ou noutra categoria), desde que cumpram os requisitos previstos no  do Prémio e formalizem integralmente um novo formulário de candidatura.
8. Como posso valorizar a minha candidatura?

Para saber como valorizar a sua candidatura, poderá consultar a monofolha e o , onde estão descritos os principais objetivos de cada categoria e os principais critérios de avaliação.

9. Quais são os prémios para os vencedores?

Os prémios a atribuir aos vencedores de cada uma das Categorias a concurso (Turismo Autêntico, Turismo Azul, Turismo Comunitário, Turismo Inclusivo e Turismo Gastronómico) são os seguintes:

  • vídeo de 2 minutos sobre a empresa/projeto, legendado em inglês, para divulgação nos canais Impresa e BPI e para utilização pela empresa vencedora;
  • sticker físico e digital do Prémio Nacional de Turismo;
  • referência no guia Boa Cama Boa Mesa do ano seguinte como vencedor do Prémio Nacional de Turismo (este prémio é exclusivo para as empresas e projetos que se enquadrem nos setores de Alojamento e Restauração);
  • destaque nos meios Impresa sobre as empresas e projetos vencedores.

Aos finalistas é entregue um sticker digital do Prémio Nacional de Turismo e assegurada a divulgação dos projetos nos canais BPI e Impresa.